Tempo de leitura Postado em 05 de fevereiro de 2025
O Parque Ibirapuera é um dos espaços mais tradicionais e simbólicos de São Paulo. Mas vai muito além de apenas um lugar para caminhar, correr ou pedalar. Para quem já mora na capital e ainda não explorou todos os seus atrativos, ele oferece uma imersão rica em cultura, arte e lazer, sendo um destino completo para diferentes idades.
Descubra o que fazer no Parque Ibirapuera e como aproveitar todas as suas possibilidades.
Visite os museus do Parque Ibirapuera
MAM, MAC e Museu Afro Brasil são alguns dos museus mais importantes de São Paulo e que ficam reunidos no Parque Ibirapuera.
Museu de Arte Moderna (MAM)
Fundado em 1948, é um dos mais importantes centros culturais do Brasil. Com um acervo que inclui aproximadamente 5 mil obras, o MAM tem como objetivo promover a arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira.
O edifício foi construído por Oscar Niemeyer e, ao longo do espaço, é possível encontrar ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e loja que comercializa produtos de design, livros de arte e objetos com a marca MAM para quem deseja levar para casa uma lembrança do museu.
Não deixe de visitar também o Jardim das Esculturas, projetado por Burle Marx, e localizado na área externa. Nele, você pode conferir 30 esculturas de diferentes estilos e aproveitar um ambiente bastante arborizado
Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Outro destaque é o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, dedicado à história e cultura afro-brasileira. Com 11 mil metros quadrados, apresenta um acervo impressionante. São mais de 8 mil peças que incluem pinturas, esculturas, fotografias, documentos históricos e peças etnológicas.
Além das exposições, o espaço oferece uma série de atividades culturais e educativas, como oficinas, palestras e visitas guiadas. O objetivo do museu é retratar a diversidade e a riqueza das influências africanas na sociedade brasileira.
Museu de Arte Contemporânea (MAC)
Criado em 1963, o MAC não está exatamente dentro do Parque Ibirapuera e sim em frente, na Avenida 23 de Maio, a poucos passos de distância. Este é um dos mais importantes museus de arte contemporânea da América Latina.
O espaço reúne mais de 10 mil obras, incluindo pinturas, gravuras, fotografias e artes conceituais, e recebe frequentemente exposições temporárias e oficinas, principalmente no período de férias escolares.
Espaços culturais dentro do Parque Ibirapuera
O parque mais movimentado de São Paulo possui diversos espaços culturais, entre eles o OCA. Com um design futurista, assinado por Oscar Niemeyer, é palco de eventos variados, de cultura pop a exposições de arte.
Outro destaque é a Fundação Bienal de São Paulo, localizada no Pavilhão Ciccillo Matarazzo. Criada em 1962, recebe anualmente dois eventos importantes do calendário da capital: a Bienal do Livro e o São Paulo Fashion Week.
Se você é apaixonado pela cultura oriental não pode deixar de visitar o Pavilhão Japonês dentro do Parque Ibirapuera. Construído pelo governo japonês e a comunidade nipo-brasileira, foi doado à capital em 1954. O pavilhão está localizado próximo ao portão 10 do parque e recebe mensalmente diferentes eventos culturais para todas as idades.
Contato com a ciência: Planetário e Escola de Astrofísica
Além de arte e cultura, o Parque Ibirapuera possui dois espaços para quem deseja se aproximar da ciência: o Planetário Professor Aristóteles Orsini e a Escola de Astrofísica.
Planetário Professor Aristóteles Orsini - primeiro planetário construído no Brasil em 1957, possui uma fachada em formato arredondado que remete a um planeta. No local, é possível prestigiar exposições interativas que falam mais sobre o universo e corpos celestes.
Escola de Astrofísica - criada com objetivo de ministrar, gratuitamente, cursos relacionados à astronomia para diferentes públicos, incluindo alunos do ensino básico, professores e astrônomos amadores. Segundo informações do portal Ibirapuera, desde a sua criação, em 1961, já foram ministrados mais de 500 cursos para 20 mil pessoas.
Conscientização ambiental dentro do Parque Ibirapuera
O Parque Ibirapuera possui mais de 314 espécies de animais, sendo borboletas, répteis, peixes, mamíferos e mais de 200 espécies de aves. Essa fauna tão rica torna o espaço um lugar perfeito para conscientizar crianças e adultos sobre a importância de preservar a natureza. Existem diversos espaços com este objetivo:
Viveiro Manequinho Lopes - aberto para visitação, conta com mais de 200 espécies de plantas, de folhagens a belíssimas flores. O objetivo principal do local é produzir e fornecer mudas de plantas para o plantio em áreas públicas de São Paulo juntamente com outros dois viveiros: Viveiro Arthur Etzel, localizado no Parque do Carmo, e Viveiro Harry Blossfeld, situado em Cotia.
Herbário Municipal - se você gosta de ter um contato mais próximo com a natureza e conhecer diferentes tipos de flora, essa é uma parada obrigatória no Parque Ibirapuera. O espaço conta com mais de seis mil exemplares de plantas que já foram encontradas no parque.
More próximo ao Parque Ibirapuera e visite sempre que desejar
A linha Today Smart Life da Construtora Canopus está com um breve lançamento que vai agradar quem deseja morar em uma região valorizada e ainda ficar pertinho ao Parque Ibirapuera: o Today Ibirapuera.
O empreendimento oferecerá apartamentos e studios com plantas inteligentes e condomínio completo em uma das melhores localizações de Moema. Clique aqui para se cadastrar e receber informações em primeira mão.